Matheus do Prado é servidor efetivo da Prefeitura de Taubaté e, desde abril deste ano, atua como Secretário de Administração em Tremembé (SP). Matheus do Prado será o novo secretário de Administração de Taubaté a partir de 2025
Arquivo pessoal
O prefeito eleito de Taubaté, Sérgio Victor (Novo), anunciou, na tarde desta segunda-feira (28), em entrevista ao vivo para o Link Vanguarda, o primeiro nome do secretariado que fará parte de sua gestão a partir de 2025: o de Matheus Gustavo do Prado, que será o Secretário de Administração.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A informação foi revelada em primeira mão à TV Vanguarda e pegou o próprio Matheus de surpresa. Ambos estavam em visita ao Santuário Nacional de Aparecida quando Sérgio o anunciou.
“Eu estava na igreja e disse: ‘Meu Deus, o que está acontecendo?’. Aí o pessoal disse: ‘Você é o secretário!’. Eu pensei: ‘O que o Sérgio fez?’, ele não tinha nem me falado ainda”, afirmou Matheus, em entrevista ao g1, que disse que, além de surpreso, ficou muito feliz com a notícia.
“Eu tenho 19 anos de serviço público e fiquei 16 anos em Taubaté. Eu não queria ter saído, mas foi uma opção do prefeito à época. Eu sempre tive vontade de voltar, gosto muito de Taubaté, vivo aqui, então acho que dá para contribuir mais pela cidade, se Deus quiser. Foi com surpresa, mas com alegria também, não posso negar não”, completou.
Matheus tem 38 anos e é formado em Administração pela Universidade de Taubaté (Unitau), além de ser pós-graduado em Gestão, Governança e Setor Público pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Além disso, ele é especialista em licitações públicas e contratos administrativos e servidor efetivo na Prefeitura de Taubaté. Desde abril deste ano, atua como Secretário de Administração em Tremembé (SP) — cargo que assumirá em janeiro em Taubaté.
Nesses seis meses à frente da pasta em Tremembé, ele apontou algumas ações de destaque que conseguiu implantar no Executivo.
“A gente conseguiu implantar a nova lei de licitações, que é um novo marco para as compras públicas, fazer as modelagens novas de editais, planos de contratação anual, tudo que a legislação nova exige. Nesse curto período, a gente se dedicou bastante a isso, para que Tremembé pudesse estar apta a realizar as compras públicas já na roupagem nova da lei de licitações”, apontou.
Questionado sobre o modelo de gestão que acredita ser mais eficiente, Matheus seguiu a linha declarada por Sérgio Victor durante a campanha eleitoral e citou a desburocratização da gestão.
“Uma gestão menos burocrática, sair um pouco mais do papel. Eu fui servidor de Taubaté e fui Diretor de Licitações, de Compras também em Taubaté. Então, foi enquanto eu era diretor que a gente implantou o pregão eletrônico em Taubaté, que não tinha ainda, era presencial. Foi um grande marco. Tudo que envolve tecnologia, que facilita o acesso das pessoas às informações, acho isso muito válido. Então acho que esse é o caminho que a gente pretende adotar em Taubaté pra deixar mais tecnológico”, explicou.
Amizade com Sérgio Victor
Matheus e Sérgio, além de amigos, também atuaram juntos profissionalmente. Eles têm uma empresa juntos, voltada para a prestação de consultoria. A amizade dos dois, no entanto, começou ainda durante o colégio.
“Eu já conheço o Sérgio da época de colégio, na verdade. Depois ele foi morar nos Estados Unidos, fazer faculdade, e a gente não se encontrou mais. Aí depois, quando estava mudando a gestão na prefeitura de Taubaté, que daí eu me afastei, eu tive a oportunidade também de ajudá-lo na Assembleia [Legislativa] e a gente estreitou os laços de amizade”, explicou.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, trabalhou como assessor especial parlamentar de novembro de 2021 a março de 2023.
A Igreja também foi um dos marcos da amizade entre os dois. Ao g1, Matheus disse que aconselhou o prefeito eleito a ‘se aproximar de Deus’ durante um momento da vida de Sérgio.
“Levei ele para fazer um movimento de cursilho, ele gostou muito. Acho que ele fez até uma postagem nas redes dele o tempo atrás. A gente se aproximou de 2021 para cá, mais ou menos”, relembrou.
Initial plugin text
Agora com o desafio de gerir Taubaté pelos próximos quatro anos, Matheus revelou que a empresa dos dois deve ficar em segundo plano e o foco total deve ser a administração da cidade.
“Agora a gente está discutindo e vai ter que dar uma pausa. Não tem jeito, né? Agora é dedicação total para a prefeitura. Não tem jeito. Nem sentamos ainda pra conversar, tudo muito recente, mas agora a dedicação a Taubaté”, finalizou.
Sérgio Victor (Novo), prefeito eleito de Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
Sérgio Victor é eleito prefeito em Taubaté
Sergio Victor (Novo), de 37 anos, venceu disputa contra Ortiz Junior (Republicanos) e foi eleito prefeito de Taubaté (SP) após votação em segundo turno neste domingo (27). O vice eleito é o Coronel Oliveira Neto (Novo).
Sergio Victor foi eleito com 97.450 votos (61,98% dos votos válidos), contra 59.768 votos de Ortiz Junior (38,02%).
A eleição em Taubaté teve 31,24% de abstenção, além de 2,20% de votos brancos e 3,66% de votos nulos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina