Nosso incrível Thiago Valdi, artista visual aqui de Floripa, célebre pelos murais que pinta pelo mundo e pelos icônicos painéis dedicados a Franklin Cascaes e Antonieta de Barros, aqui na Ilha, manda notícias direto da cidade norte-americana de Roanoke, no Estado da Virgínia. Ele que esteve lá a convite do projeto de intercâmbios artísticos Roanoke Valley Cities, onde produziu dois murais, um inspirado na energia dos mares de Florianópolis.
Roanoke e Floripa são consideradas cidades-irmãs e a passagem do Valdi por aquele país rendeu até uma menção no Instagram da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O artista visual Thiago Valdi, de Floripa, em ação no novo mural pintado na cidade de Roanoke, nos Estados Unidos. – Foto: Divulgação
Mas deixemos que Valdi explique por ele mesmo, no relato que o artista enviou para o jornalista Marcelo Mancha e seu quadro “Navegando Por aí”, no programa “Balanço Geral” da ND TV.
“Roanoke < > Florianópolis (por Thiago Valdi)
Acredito que somos capazes de desenhar nossos próprios destinos, e desde que recebi o convite da Roanoke Valley Sister Cities senti que algo especial estava se delineando em minha vida. Como toda grande obra de arte, o rascunho inicial já deve ser promissor, e assim que li as primeiras palavras do email de convite, entendi que meus futuros anfitriões nos EUA apresentavam enorme aptidão para criar algo verdadeiramente marcante.
Na primeira videoconferência fui recebido com sorrisos e cumprimentos e tão rápido como um desenhista habilidoso, chegamos em uma visão comum: o intercâmbio cultural entre nossas cidades irmãs seria um marco, uma pincelada a mais de cor e alegria para a comunidade.
E assim, nosso desenho inicial estava traçado, faltavam apenas alguns toques finais. Nas reuniões seguintes fizemos cronogramas, compramos passagens, conferimos a documentação e desenhamos juntos um belo projeto. E quando me dei conta, já estava de malas feitas, com uma carta oficial escrita por Mary Jo (RVSCI President), rumo ao estado da Virgínia em US.
Um dos murais pintados por Thiago Valdi, em Roanoke, cidade dos Estados Unidos e coirmã de Florianópolis. Este painel é inspirado na “energia dos mares de Floripa”, segundo o artista. – Foto: Divulgação
Ao pisar em Roanoke até o ar me pareceu especial. Já estive em diversas cidades nos EUA, mas nunca em uma região tão vasta, com florestas e montanhas ao redor. Notei um ambiente leve que encheu meus pulmões de energia. Pessoas simpáticas e genuinamente hospitaleiras. E uma sensação de estar no local certo fazendo algo especial crescia cada vez mais em meu coração.
Fui recebido pela diretora da OllinHall Gallery como se estivesse chegando em casa, e curiosamente Talia já parecia para mim uma amiga de longa data. Uma incrível anfitriã desde o dia zero, Talia com grande dedicação me apresentou à comunidade de Roanoke e me envolveu com pessoas maravilhosas. Em poucas horas eu estava acomodado em um dos Airbnb mais legais que já pude vivenciar: um quarto dentro de uma galeria de arte! A casa da Suzun e Daniel era minha nova estadia em Roanoke e também o local onde seria realizado o grande painel na cidade como tema do intercâmbio cultural. O cenário estava montado!
Antes de iniciar a pintura, meus anfitriões Talia, Lancey, Suzun, Daniel e John fizeram questão de me mostrar a área. Passeamos pelos quarteirões de Roanoke e experimentamos restaurantes e bares com a melhor gastronomia local. Após o tour inicial, regado a excelentes conversas, eu me sentia mais do que preparado para deixar uma arte digna do nome de minha amada cidade de Florianópolis. A Imagem ideal surgiu em minha mente.
Thiago Valdi deixa outro grande painel como lembrança da sua residência artística em Roanoke (EUA). – Foto: Divulgação
O mural trouxe a temática com referência à energia feminina que emana dos mares da ilha de Santa Catarina. Floripa é repleta de ondas, e suas águas dançam em diferentes nuances de azul e turquesa. Outro ponto interessante é que ambas as cidades irmãs possuem o nome do seu estado com referência ao feminino. A cidade de Roanoke fica no estado da Virgínia e a cidade de Florianópolis fica no estado de Santa Catarina no Brasil. Por isso, busquei trazer essa mensagem para o painel, um elo de admiração que carrego comigo quando olho as cidades irmãs.
Dediquei todo o meu coração em uma pintura dinâmica e impactante. Como artista posso afirmar: a parte mais prazerosa desse processo é pintar o mural ao lado de meus novos amigos: Talia, Lancey da Olinhall Gallery, Daniel e Suzun. Comecei a pintura no dia marcado e avancei rápido como de costume. As pessoas que pararam para observar o processo viram os sprays, as tintas e os pinceis se transformam magicamente em dois olhos na parede. Uma pintura realista que intrigou o público. Pois normalmente somos nós que observamos as obras de arte, mas nesse caso, são os olhos azuis, inspirados nos mares de Floripa e nos rios de Roanoke, que observavam o público.
Fiquei surpreso quando soube que RVSCI havia preparado um jantar especial de comemoração para celebrar o mural. Mary jo, Linda Harrison, Doug Jackson, e muitos outros foram nessa ocasião e fiquei lisonjeado pelas homenagens e pelos agradecimentos que recebi dos membros da cidade de RV. O carinho e atenção que recebi nessas ocasiões em Roanoke, durante o intercâmbio cultural, ficarão marcados para sempre em minha vida e em minha trajetória artística. Me senti abraçado por Roanoke e esse amor se refletiu nas artes que pude realizar.
Como um pequeno gesto de contrapartida, realizei um workshop prático com o uso do spray para mais de 40 pessoas, tudo isso produzido por Talia e sua equipe. Que sempre estavam dispostos e ao meu lado. O que iniciamos lá atrás em 2022 nas primeiras conversas por email, se transformou em realidade em 2023. As pessoas se sentiam impactadas com o projeto, e isso se refletiu em conversas riquíssimas sobre arte e comunidade. Durante essas conversas, uma morador apareceu para somar ainda mais nessa experiência: o artista John Murill.
Percebi que tínhamos pontos em comum. Não apenas nossa arte e técnica compartilhavam da mesma dedicação e apreço pelos detalhes, mas também nossas personalidades se harmonizaram. Nas primeiras conversas e risadas ficou nítido que éramos movidos pelos mesmos propósitos. Nesse momento percebi que tinha um novo amigo, e que não importava o quão distante crescemos um do outro, ou o quão diferente nossas culturas e realidades são uma da outra. Ainda assim, podemos encontrar pessoas com almas que brilham com a mesma frequência e intensidade.
Movidos com o ideal de trazer mais cores para a comunidade de Roanoke, John não mediu esforços para encontrar uma nova parede. Só que dessa vez eu não pintaria a parede sozinho, criaríamos uma composição juntos. Um novo mural colaborativo.
Nos poucos dias que se passaram, toda a equipe de novos amigos se juntou para o grande mural. E trabalhando em sintonia criamos uma pintura com o retrato de uma moradora especial. O painel denominado Nightingale faz referência ao pássaro que canta de dia e de noite, assim como as pessoas que lutam por uma comunidade melhor em Roanoke, sem nunca desistir. Com esse espírito de união, o painel teve a atenção da mídia e de centenas de pessoas. Já em clima de despedida percebi o quanto foi rica a experiência e o intercâmbio entre nossas cidades. Pude deixar um pouquinho da alegria e das cores de Florianópolis, assim como as pessoas que conheci em Roanoke deixaram uma marca em meu coração.
E o esboço do destino que começou em 2022, foi transformado em obra final durante minha estadia em Roanoke em outubro de 2023. E após tantas linhas, sabe qual o desenho que o destino criou em minha vida?
A estrela nas montanhas azuis de Roanoke. Estrela que ilumina não apenas o vale, mas a todos os que ali passam. Obrigado por compartilharem o brilho de sua comunidade comigo.
Vou levar esse brilho para a sua irmã Florianópolis.Obrigado Roanoke!”