Alexandre Silveira conheceu instalações da maior usina 100% brasileira em operação. Ministro de Minas e Energia visita Usina Hidroelétrica de Belo Monte no Pará
Ascom Ministério de Minas e Energia
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, recebeu a visita técnica do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na última quinta-feira (4).
Considerada a maior hidrelétrica 100% brasileira em operação, a usina é responsável por 10,7% da matriz produtiva de energia, sendo capaz de atender, sozinha, 25% da população do país.
O ministro foi recebido pelo presidente da Norte Energia, Paulo Roberto, concessionária responsável pelo empreendimento. Em seguida, ele sobrevoou o Sítio Pimental, onde foi construída a barragem no Rio Xingu, e o Sítio Belo Monte, região onde foi implantada a casa de força principal com 18 turbinas.
Ministro de Minas e Energia visita Usina de Belo Monte no Pará
Ascom Ministério de Minas e Energia
Durante a visita, o ministro destacou a importância do empreendimento para garantir segurança ao setor energético brasileiro. “Belo Monte tem capacidade de entregar energia limpa e renovável com baixo custo”, ressaltou Alexandre Silveira.
Segundo dados operacionais, Belo Monte possui 11.233,1 MW de capacidade instalada e garantia física média de 4.571 MW de geração de energia limpa e renovável.
Em 2022, a usina registrou um recorde de produção de energia de mais de 37 milhões MWh, a maior entre as hidrelétricas 100% brasileiras.
Assista a outras notícias do Pará
Ministro de Minas e Energia visita usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.