Reforço na segurança, bloqueios de vias e ampliação de horários de lazer: como Belém se preparou para Cúpula da Amazônia

Cúpula da Amazônia ocorre durante terça (8) e quarta-feira (9), em Belém. Para garantir a segurança dos chefes de Estados e das delegações várias ações foram adotadas. Cidade de Belém do Pará capital paraense Baía do Guajará rio orla vista aérea metrópole da amazônia
Oswaldo Forte – Agência Belém
Belém recebe a partir desta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, evento que pretende fomentar a cooperação entre os países amazônicos em prol do desenvolvimento da região. Para se preparar, a cidade adotou ao longo das últimas semanas algumas medidas. Confira.
Segurança
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) suspendeu até o dia 10 de agosto as férias dos agentes de segurança.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da polícias Civil e Científica vão prestar apoio na fiscalização, perícia e averiguação dos espaços onde as autoridades estarão presentes. Os locais também sofrerão varredura dos esquadrões antibomba.
A Segup também ativou o Centro Integrado de Comando e Controle para cúpula, onde será realizado o monitoramento das câmeras de segurança instaladas nas principais vias de acesso da Capital.
Para garantir a segurança no fornecimento de energia e o restabelecimento do sistema em casos inesperados de interrupção, a concessionária de energia estruturou um plano de operação para os locais de programação e para outros pontos importantes, que terão um aumento de fluxo por parte dos belenenses e, também, das autoridades e turistas que visitam a cidade.
Trânsito de Belém, Pará
Ricardo Amanajás/Agência Pará
Trânsito
A organização do trânsito em torno do local do evento e nas vias de acesso ao Hangar contará com o apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Belém.
Presidente Lula chega durante à tarde desta segunda-feira e cumpre agenda no hotel
Duas avenidas de Belém serão bloqueadas em alguns trechos na Avenida Dr. Freitas e na Avenida Brigadeiro Protásio. Confira os pontos interditados:
Ao lado do evento, a Avenida Brigadeiro Protásio estará interditada no trecho entre as Avenidas Júlio César e Dr. Freitas.
A Avenida Dr. Freitas terá trânsito restrito entre a Avenida Almirante Barroso e a Travessa Visconde de Inhaúma.
Serviço Público
A Prefeitura de Belém determinou ponto facultativo aos servidores que desempenham atribuições incompatíveis com o trabalho remoto durante a realização da Cúpula.
Porém, está excluído do ponto o pessoal vinculado às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população.
Já o Governo do Pará informou que os servidores da administração pública estadual, direta e indireta, lotados na cidade de Belém, desempenharão suas atribuições mediante teletrabalho.
Os servidores que tiverem o ponto facultado por não poderem desempenhar as funções de forma remota devem efetuar compensação de 1h, por dia, à jornada de trabalho, a partir do dia 10 de agosto.
Educação
Nos dias 8 e 9 as escolas da rede municipal que ficam próximas ao Hangar, local onde será realizada a Cúpula, não terão aulas. Já as demais unidades seguem com funcionamento normal. Na rede estadual, as escolas públicas do estado também seguem com aulas normalmente.
Quanto à rede particular de ensino, a Segup orienta as escolas diretamente impactadas pelo percurso de escoltas das delegações que adotem horários especiais para o desenvolvimento das atividades letivas.
Hotelaria
A capital paraense enfrenta dificuldades com a rede hoteleira. Para a Cúpula, alguns hotéis já não têm mais vagas. Por exemplo, um dos hotéis em Belém, com 93 quartos e capacidade para 201 hóspedes, já está com as reservas esgotadas.
Para o evento que antecede a COP 30, hotéis já não têm vagas em Belém
Atualmente, a rede hoteleira possui 25.367 mil leitos frente à demanda para o evento, que deve chegar a 60 mil pessoas.
Quanto aos 34.633 leitos que serão necessários para atender essa demanda, algumas opções já são consideradas.
“O que nós estamos pensando é usar outros recursos. Trazer transatlânticos, que acomodam facilmente até 6 mil pessoas, e há possibilidade de usar outros municípios localizados até 200 km de Belém, como Salinas”, afirma Tony Santiago, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Espaços de lazer
Para receber o público que estará na cidade durante a Cúpula, alguns espaços de lazer terão um horário diferenciado. Todos os locais têm entrada gratuita.
Estação das Docas
(08/08) Terça-feira : FECHADO
(09/08) Quarta-feira : aberta de 10h às 23h
Parque do Utinga, em Belém.
Divulgação / Parque do Utinga
Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna
(08/08) Terça-feira : aberto de 6h às 17h (excepcionalmente)
(09/08) Quarta-feira : aberto de 6h às 17h
Parque Zoobotânico Mangal das Garças
(08/08) Terça-feira : aberto de 8h às 18h
(09/08) Quarta-feira : aberto de 8h às 18h
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.