‘Só falta camelo aqui’: jornalistas estrangeiros falam sobre calor e cobertura da Cúpula da Amazônia

Encontro de chefes de Estado teve 400 jornalistas credenciados, incluindo estrangeiros que vieram a Belém pela primeira vez. Jornalistas de vários países cobrem a Cúpula da Amazônia em Belém
Durante a Cúpula da Amazônia, jornalistas estrangeiros estiveram na capital paraense para informar outros países sobre os diálogos definidos nas reuniões que debateram questões climáticas. Alguns ficaram surpresos com a diferença de clima, calor e umidade da região, além da gastronomia.
Para o jornalista da Síria, Abdul Jarour, toda a cultura e o modelo da cidade é muito surpreendente.
“Eu estou tendo a oportunidade de vivenciar tudo isso pela primeira vez, desse calor humano, apesar do clima, eu falei ‘só falta camelo aqui porque está muito quente’ para ser considerada como o clima do mundo árabe”, brincou.
O comunicador ainda brincou com uma gíria bastante comum entre os paraenses “Paidégua”, se referindo como um elogio a cidade, fazendo referência a uma pessoa bacana e divertida.
No leque de profissionais presentes em Belém estão da Colômbia, do Qatar, Arabia Saudita e Síria, região da Ásia Ocidental, outros da Rússia e também da China – veja no vídeo acima.
Cúpula da Amazônia
Reginaldo Gonçalves/TV Liberal
Os eventos na região para debater soluções ambientais começaram ainda na quinta (3) com os Diálogos Amazônicos, aberto ao público, e na última terça (9) iniciou a Cúpula, apenas com os chefes de estados que tem Amazônia em seus territórios.
A programação da Cúpula ocorreu no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, onde além das autoridades, havia mais de 400 jornalistas credenciados, entre estrangeiros e brasileiros.
“A gente está vendo como é a preocupação de todos os participantes dos países presentes, até de comunidades indígenas, para mostrar ao mundo inteiro sobre a importância de cuidar desse espaço no mundo, pois sem a Amazônia o ser humano não vai conseguir estar presente nesta terra”, comentou o Jornalista da Arabia Saudita, Hani Aldrsani.
Jornalistas de vários países cobrem a Cúpula da Amazônia
Na Cúpula, oito países assinaram uma Declaração de Belém que define a primeira agenda conjunta para a região, em que a principal meta brasileira é zerar o desmatamento até 2030.
Leia também:
Desenhos e mímicas: moradores de Belém contam como ‘se viram’ para entender estrangeiros durante Cúpula da Amazônia
‘Imagina na COP’: moradores reclamam de espaços cheios e filas com eventos climáticos em Belém
A região norte do Brasil está com os olhos voltados para si nos últimos dias também por causa da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, em 2025. A estimativa é que cerca de 70 mil pessoas circulem em Belém, na COP 30, movimentando diversos setores e vivenciando o clima úmido e tropical do Pará.
*Sob supervisão de Valéria Martins
MAIS VÍDEOS: Assista a outras notícias do Pará:
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.