Anúncios fazem parte do projeto Cuida CTA, iniciativa feita em parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde. CTA Belém
Reprodução / Agência Belém
A prefeitura de Belém anunciou que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na tv. Rui Barbosa, no bairro do Reduto, vai passar a implementar, em breve, tratamento da tuberculose e a realizar teste CD4 Carga Viral, que é o exame confirmatório do vírus HIV.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Trata-se do projeto Cuida CTA, apresentado em uma reunião na sexta-feira (11). A iniciativa é feita em parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde.
“É uma chamada para testar e tratar os sintomas das infecções sexualmente transmissíveis, com a capacitação dos funcionários que atuam no CTA Belém, e sinalizar que, em breve, também estaremos realizando tratamento da tuberculose, doença oportunista para pessoas vivendo com HIV/Aids, e a realização do teste confirmatório de HIV”, afirma a gerente da unidade, Socorro Silva.
Atualmente, o único local no município que realiza a testagem para os usuários do SUS é o Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), que também atende pessoas de outras cidades e tem registrado problemas no atendimento.
Segundo a prefeitura, o objetivo do novo projeto é ampliar a carteira de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com equipamentos de quarta geração para testagem de HIV/AIDS, que podem realizar vários testes ao mesmo tempo; implantação de testes moleculares rápidos para detecção de clamídia e gonococo em pacientes sintomáticos e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis para a população.
A reunião foi realizada na sede da Sesma e teve participação de profissionais das redes municipal e estadual de saúde, além do secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse.
Sobre o Cuida CTA
O Projeto Cuida CTA é uma rede de prevenção e cuidado integral de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis.
No âmbito da saúde pública brasileira, alguns problemas são considerados prioritários, com índices importantes de morbidade e mortalidade e, por isso, motivam a execução de programas específicos de vigilância, ações que visam controlar riscos e danos à saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento, conforme diretrizes elaboradas pelo Ministério da Saúde.
É o caso da infecção pelo HIV/AIDS, hepatites virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tuberculose e hanseníase.
Neste sentido, a Prefeitura afirma que é de suma importância a ampliação da carteira de serviços e melhor integração do CTA na Rede de Atenção à Saúde (RAS), melhorando o acesso e o cuidado integral aos usuários.
Com os serviços trabalhando de forma integrada, a prefeitura garante que deve ser possível proporcionar melhor resposta às necessidades dos usuários, aumentando o diagnóstico, reduzindo o tempo entre a detecção da doença e o tratamento, bem como o abandono e perda de oportunidade de vinculação.
Serviço
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Rayssa Gorbachofh atende, em média, 80 usuários por dia, na faixa etária de 15 a 23 anos, sendo referência no atendimento e testagem para o diagnóstico de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do Pará
CTA vai realizar tratamento contra tuberculose e testes da carga viral do HIV/Aids, anuncia prefeitura de Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.