Vitor Neto foi pré-selecionado para Escola do Teatro Bolshoi e para conseguir fazer a primeira prova na segunda-feira (26), em Joinville, ele precisa de ajuda para viajar e conseguir realizar o grande sonho. Vitor Hugo Carneiro Neto foi pré-selecionado para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Divulgação
Não há limites quando o objetivo é alcançar um sonho. O estudante de balé Victor Neto, de 15 anos, é prova disso. Pela terceira vez, o jovem morador do bairro do Jurunas, em Belém, tenta entrar para a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, Norte de Santa Catarina.
Victor Neto foi pré-selecionado para uma das escolas consideradas as melhores do mundo, no quesito balé. Para conseguir fazer a primeira prova na segunda-feira (26) no estado catarinense, ele precisa de ajuda para viajar e conseguir realizar o grande sonho.
“Minhas expectativas estão boas e eu quero muito ir para a escola porque é um sonho desde a minha infância. E eu testou bastante seguro que eu vou conseguir dessa vez”, comenta.
O estudante vive com o pai, que tem deficiência visual. Mesmo diante das dificuldades financeiras, o pai é o maior incentivador da carreira do filho.
“Eu pretendo ir para lá porque lá é uma escola muito boa, muito reconhecida e eu quero ajudar minha família. E lá eu teria uma condição melhor”, afirma.
Desde os 9 anos, o jovem tem aulas no projeto social “Lucia Esperança”, uma instituição não-governamental que dá formação gratuita em dança para crianças que não têm condições de pagar uma escola privada.
Foi a atual professora de dança de Victor, Lucinha Azeredo, que viu seu potencial e o levou para a escola de dança. O jovem já tem premiações em festivais de dança em Belém.
Vitor Neto fez audições para a Escola Bolshoi com 10 e 12 anos, mas não foi selecionado.
Na seleção deste ano, ele ficará uma semana realizando as aulas e atividades da escola para verificarem seu nível técnico, habilidades e socialização no ambiente escolar.
“Outras vezes eu consegui patrocínio, porque tinha um tempo maior do resultado e da minha ida. Pretendo ir de avião, mas só que até esse momento eu ainda não consegui nada para a minha passagem e tenho que estar lá segunda-feira fazendo aula”, explica.
Pré-selecionada pela 1ª vez
Juliana dos Santos foi pré-selecionada para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Reprodução
A pequena Juliana dos Santos, de apenas 9 anos, é outra pré-selecionada para o Bolshoi nacional. Esta será a primeira vez que ela participa, uma vez que a idade mínima para entrar na escola é 9 anos.
No balé desde os 7, Juliana mora em Ananindeua e vive com a mãe, que também faz dança. A pequena já participou de competições e tem audição marcada para 5 de outubro.
Lucinha Azeredo, professora de Victor e Juliana, diz que a Bolshoi no Brasil é uma escola de referência internacional. Os alunos têm a oportunidade de ganhar uma bolsa integral e todos os materiais necessários e por isso, há o sonho de ir para Joinville.
“Depois de formados, eles vão poder ter oportunidades dentro e fora do país, por causa do currículo, pois o diploma que recebem na escola é reconhecido internacionalmente. Isso, para um bailarino como o Victor, é uma oportunidade de mudar de vida”, diz a professora.
Segundo a Escola Bolshoi, os dois passaram por outras etapas e agora vão para a etapa final de seleções, que é preesencial em Joinville.
No caso de Victor, se selecionado, ele deve entrar em uma turma já en andamento e será avaliado se ele consegue se manter do ritmo da turma. Já Juliana passará por uma seleção para preencher 20 vagas.
Qualquer pessoa pode ajudar o Vitor e a Juliana a realizarem seus sonhos. Basta entrar em contato com a professora Lucinha Azeredo pelo número (91) 98846-8426 ou por meio da rede social da Escola de Danças onde eles estudam. A ajuda pode ser em dinheiro ou em milhas de viagem.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Em busca de sonho, jovem do PA tenta pela 3ª vez entrar para Escola Bolshoi em SC: ‘Quero ajudar minha família’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.