A exibição será realizada no encerramento da festividade, no próximo domingo (22). Projeções com a técnica de videomapping estão na programação de encerramento do Círio 2023
Laís Teixeira
Pelo quarto ano consecutivo, o encerramento do Círio de Nazaré levará cores, sons e sensações para a fachada da Basílica Santuário através da técnica de videomapping, no próximo domingo (22). A apresentação será aberta ao público, a partir das 21h30, momento no qual será anunciado o tema do Círio 2024.
Neste ano, a narrativa do videomapping – que é uma técnica de projeção de conteúdos audiovisuais em superfícies, incluindo arquitetura – será focada nas 12 virtudes de Nossa Senhora de Nazaré.
“O videomapping também trará histórias reais de pessoas que entrevistamos por meses para a criação do roteiro, como o caso de uma mãe que conseguiu a sua casa própria depois de uma enchente”, revela o artista visual VJ Lobo, produtor do videomapping juntamente com a Ampli.
Ele acrescenta que partes decisivas da história do Círio também estão no roteiro do espetáculo.
“Depois que Plácido encontrou a imagem da santa, como aquela ermida se transformou na grande Basílica que é hoje? A gente vai contar em mais uma edição do nosso videomapping, que vem a ser uma experiência de ‘cinema expandido’ para o público que estiver na Praça Santuário durante o encerramento”, comenta.
A projeção também celebra os 100 anos da Basílica de Nazaré e ainda fará uma homenagem ao arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Tecnologia e trilha sonora à favor das artes e da religiosidade
Círio 2022: elementos amazônicos fazem parte da obra de VJ Lobo no vídeomapping utilizado na fachada da Basílica de Nazaré
Lais Teixeira
Para o espetáculo, que conta com o patrocínio da Equatorial Energia através da Lei de Incentivo à Cultura, serão utilizados oito projetores de 20 mil lúmens de potência, cada, que usam tecnologia a laser no lugar de lâmpadas.
Serão distribuídas cinco torres de projeção pela Praça Santuário, com todos os equipamentos apontados para a fachada da Basílica. A Casa dos Padres também receberá iluminação cênica.
A trilha sonora foi criada especialmente para essa animação, que também terá narração do padre Cavalcante.
“Ficamos felizes de perceber que, a cada ano que passa, a projeção do Cores, Sons e Sensações na fachada da basílica ganha cada vez mais força. As pessoas já esperam por esse momento dentro da programação do Círio de Nazaré. É um projeto de grande impacto visual e que chama muito a atenção do público”, comenta Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
Cores, sons e sensações
Vídeo Mapping será projetado na fachada da Basílica de Nazaré, integrando o encerramento do Círio 2022
Lais Teixeira
O “Cores, Sons e Sensações” é dedicado a contar histórias humanizadas através de experiências imersivas e emocionantes. A combinação de religiosidade, desenhos envolventes, música e equipamentos modernos se une à sensibilidade artística para oferecer uma nova era de experiências, que brinca com os sentidos e emociona através de memórias recriadas em animações de alto nível.
“Contamos a história de pessoas que fazem Belém ser a maravilha que é, com suas narrativas em movimento. O diferencial é a criação de um universo de sensações diferentes usando recursos de imagem e som que podem ser apreciados por todos os espectadores”, explica VJ Lobo.
A realização é da Diretoria de Nazaré, Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço: “Cores, Sons e Sensações” no encerramento do Círio 2023
Data: domingo, 22 de outubro de 2023
Horário: a partir de 21h30
Local: Basílica Santuário de Nazaré e Praça Santuário
Projeção conta a história das 12 virtudes de N. S. de Nazaré na fachada da Basílica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.