Foi confirmado na tarde de hoje pela assessoria de imprensa que o governador Jorginho Mello se encontra com Renan Filho. O governador tem reclamado da falta de convite, mas se comprometeu em estar presente na agenda. A reunião será na próxima quarta-feira (23), em Brasília. O assunto pautado é o Morro dos Cavalos.
Depois de dois anos, Jorginho Mello e Renan Filho voltam a se reunir em Brasília – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND
A agenda que vai discutir o futuro do Morro dos Cavalos tinha a confirmação, do Ministro dos Transportes Renan Filho, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Fórum Parlamentar Catarinense e da Bancada do Sul, da Assembleia Legislativa. O presidente, deputado Júlio Garcia (PSD) e o coordenador do colegiado, Tiago Zilli (MDB) devem estar presentes.
Jorginho Mello se encontra com Renan Filho e leva proposta
Na reunião que tem previsão de começar às 15h30. Jorginho Mello leva na bagagem uma proposta de alternativa, que é a construção de um contorno, ao trajeto comprometido da BR-101. O governador se comprometeu em aplicar recursos do estado como contrapartida.
Mas a reunião pode trazer resultados infrutíferos imediatos. Talvez, os parlamentares catarinenses tragam apenas a promessa de resolver o problema, já que para que qualquer obra seja executada, há necessidade da ANTT entregar o relatório para otimização do contrato com a concessionária que administra o trecho da BR-101.
Relatório da ANTT sobre otimização do contrato com concessionária e previsão de obra no Morro dos Cavalos pode encarecer pedágio – Foto: Flávio Tin/ND
Embora Jorginho Mello se encontre com Renan Filho e leve a proposta. alternativa, haveria necessidade de rediscutir o atual contrato e a proposta de otimização entre União e Arteris Litoral Sul, além de novos projetos, com todos os impactos na área que também é abrangida por terras indígenas.
Atualmente, a proposta mais discutida é da construção de túneis, que levariam cerca de quatro anos para ficar prontos e um custo inicial de mais de R$ 1 bilhão. Esse é um dos impasses, ou seja, quem vai conduzir a obra, se é a Arteris ou a CCR que opera na no trecho sul da rodovia.
Em que pese a sociedade também pressione o poder público pela solução para o problema, essa obra vai impactar diretamente nos preços das tarifas cobradas, na rodovia. Vai encarecer ainda mais o preço dos pedágios, que anualmente já têm reajustes previstos em contrato.
Agenda de Jorginho Mello em Brasília
O governador cumpre agenda em Brasília com governadores do Codesul para discutir os royalties do petróleo. A intenção é definir ações conjuntas pelas procuradorias jurídicas dos estados envolvidos.
Reunião com Codesul pode trazer novos investimentos para Santa Catarina nas áreas de infraestrutura e defesa civil – Schramm/Codesul/ND
Também haverá reunião com deputados dos três estados do sul, para que seja incluído no orçamento do governo Federal, previsão de investimentos para resposta à desastres climáticos.
Governador Jorginho Mello se encontra com Renan Filho em Brasília
Adicionar aos favoritos o Link permanente.