Secretária de Saúde de Canoinhas auxiliou no atendimento a jovem – Foto: Reprodução/NDTV/ND
“Aconteceu tudo muito rápido e perfeitamente natural”, assim que Francielli da Costa Coll, secretária de Saúde de Canoinhas, descreve o momento em que acolheu a jovem de 18 anos que deu à luz dentro do banheiro da sede da prefeitura da cidade, no Planalto Norte catarinense.
O parto ocorreu na manhã dessa quinta-feira (8), antes da chegada do Corpo de Bombeiros Militar e foi assistido inicialmente por servidores públicos, que prestaram os primeiros socorros.
“Ao chegar no local minha colega foi prestar o atendimento para a mãe e eu fui dar um suporte para o bebê. A mãe estava um pouco assustada, claro, mas estava consciente e bem. O bebê já tinha nascido, a mãe natureza trabalhou excepcionalmente bem. Aconteceu tudo muito rápido e natural”, relata Francielli.
Segundo os socorristas, a jovem foi encontrada consciente, porém pálida e com fraqueza muscular. O bebê estava com sinais vitais estáveis, ainda ligado à placenta e ao cordão umbilical.
Inicialmente, o chamado indicava um possível aborto espontâneo. No entanto, ao chegar ao local, os bombeiros constataram que a jovem já havia dado à luz no banheiro do prédio público.
Parto ocorreu no banheiro da Prefeitura de Canoinhas – Foto: Reprodução/NDTV/ND
Enfermeira orienta sobre sinais do corpo antes do parto
Janine Ribeiro Isphair Watzko foi a enfermeira que ajudou também a atender a jovem. Ela orienta sobre sinais que devem ser observados por gestantes para saberem quando será o momento do parto.
“Alguns dias antes do parto ela pode sentir o tampão mucoso ser liberado pela região vaginal. Associado a isso ela vai sentir cólicas e também contração, ou seja, a barriga fica ‘dura’ e depois relaxa. E então, também tem o rompimento da bolsa, que daí é realmente um sinal de procura rápida da maternidade”, explica.
Para a secretária, a mãe mostrou muita força. “Essa mãe foi realmente espetacular, uma guerreira. Porque para ter um parto sozinha, em um ambiente público e com tanta naturalidade é uma benção e merece todo nosso apoio e carinho”, conclui.