A Aurora Coop amplia presença no comércio mundial. No ano passado, a receita operacional bruta no mercado externo cresceu 23,7% totalizando R$ 9,1 bilhões, enquanto as receitas obtidas no mercado brasileiro totalizaram R$ 15,7 bilhões, um crescimento de 10%. Ou seja: 63,6% do faturamento originou-se no mercado interno e 36,4% no mercado externo. Os maiores volumes de sua produção (64,4%) ficam no mercado doméstico e a menor parcela (35,6%) no mercado mundial.
A expressão mercadológica nacional da Aurora Coop fica mais uma vez evidenciada: em 2024 a empresa respondeu por 21,6% das exportações brasileiras de carne suína e por 8,4% das exportações de carne de frango.
“Crescer no mercado mundial é prioridade de nossa planificação estratégica”, enfatiza o presidente Neivor Canton. Por esse motivo, inaugurou no ano passado a unidade corporativa comercial de exportação, na cidade portuária de Itajaí (SC).
Aurora Coop amplia presença no mercado mundial e abre unidade comercial em Xangai. – Foto: Divulgação
Agora, para avançar ainda mais no projeto de internacionalização, a Aurora Coop abrirá a primeira unidade no exterior. A Aurora Coop Xangai será inaugurada no próximo dia 19 deste mês de maio.
O diretor comercial de mercado externo Dilvo Casagranda informa que a unidade em Xangai terá uma estrutura de escritório comercial, com equipe própria, parte formada por colaboradores brasileiros e parte por colaboradores chineses. Atenderá um mercado relevante para os negócios da Aurora Coop, com possibilidade de abranger outros países da Ásia, atualmente a região de maior representatividade nos volumes de exportações da empresa.
A unidade estará focada, inicialmente, nos negócios da Aurora Coop para a China em carne de suínos e de aves. Em segundo momento ampliará o atendimento para Hong Kong, Vietnã e outros países do sudeste asiático. Tem como objetivo incrementar as vendas de todos os cortes de suínos e de aves que hoje são exportados para aquele mercado. Simultaneamente tem a perspectiva de atender in loco as demandas específicas de cada importador, podendo desenvolver novos produtos ou adequações aos já produzidos.
Casagranda explica que “o primeiro objetivo é de qualificar as vendas, por estar mais próximo aos clientes, dando atendimento diferenciado e in loco para, com o passar do tempo e consolidando esse trabalho, poder incrementar os volumes que hoje a Aurora Coop negocia no mercado da China”.
CENÁRIO FAVORÁVEL
O mercado chinês é atendido por muitos exportadores, com destaque para os países da União Européia (especialmente Espanha, Alemanha e França). Os Estados Unidos são grandes exportadores e competidores no cenário das exportações de carnes de suínos e de aves para a China, mas esse protagonismo pode mudar em razão da nova política de tarifa imposta pelo presidente Donald Trump, gerando ótimas oportunidades para os exportadores brasileiros.
Aurora Coop abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático
Adicionar aos favoritos o Link permanente.