INSS passa a exigir biometria facial para conceder crédito consignado – Foto: Divulgação/Agência Brasil/ND
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a exigir biometria facial ou impressão digital para conceder crédito consignado para aposentados e pensionistas. A medida é válida a partir desta sexta-feira (23).
O cadastro biométrico deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Na plataforma, também é possível consultar instituições financeiras que oferecem o crédito consignado e as suas taxas de juros.
O objetivo é dar maior segurança ao processo de solicitação do empréstimo. Os novos contratos de empréstimo consignados haviam sido bloqueados em 8 de maio, por determinação do presidente do INSS, Gilberto Waller Junior. A medida havia sido aplicada em meio a investigação das fraudes no instituto.
A modalidade é oferecida a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. O valor é descontado direto na folha de pagamento. O teto da taxa é de 1,85% ao mês. Já na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice é de 2,46% ao mês.
Exigência de biometria facial ou impressão digital visa aumentar segurança do processo – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O INSS não divulgou ainda o passo a passo para a biometria. Mas é necessário estar cadastrado no login único do gov.br, além de ter o aplicativo Meu INSS instalado no celular.
Como consultar o crédito consignado no Meu INSS
No aplicativo do instituto, pensionistas podem consultar as taxas oferecidas pelos bancos. Ao selecionar o serviço “extrato de empréstimos”, opção “instituições e taxas”, os juros estarão disponíveis para o segurado verificar qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.
Taxas oferecidas aos pensionistas e aposentados podem ser consultadas no aplicativo do instituto – Foto: Divulgação/ INSS
A contratação não pode ser efetuada por telefone, só pessoalmente ou pelo meio eletrônico. Os empréstimos só podem ser contratados no estado onde o beneficiário reside e recebe o benefício.
Se houver desconto por um empréstimo não contratado, o beneficiário deve imediatamente entrar em contato com a instituição financeira, solicitar o cancelamento e a devolução dos valores descontados. Se não for atendido, deve formalizar reclamação no INSS.