O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, autoridades brasileiras e chinesas durante a inauguração do primeiro escritório internacional da cooperativa, em Xangai, na China – Foto: Divulgação/Aurora Coop/ND
Em um movimento estratégico para consolidar sua presença internacional, a Aurora Coop inaugurou sua primeira unidade comercial fora do Brasil.
O novo escritório, localizado na região de Pudong, em Xangai, marca o início de uma nova etapa no processo de internacionalização da cooperativa, uma das maiores fornecedoras globais de carnes de aves e suínos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da cooperativa, Neivor Canton, do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua, além de representantes de instituições chinesas e dos principais importadores locais.
Com 102 metros quadrados, a nova unidade abriga uma equipe formada por profissionais brasileiros e chineses, para otimizar as operações já existentes e abrir novas frentes de negócios.
Responsável pela condução do projeto, o diretor comercial de exportação da Aurora Coop, Dilvo Casagranda, apresentou aos convidados a estrutura da cooperativa no Brasil e seu desempenho no comércio internacional.
Aurora Coop é um dos maiores conglomerados de carnes do país – Foto: Aurora Coop/Divulgação/ND
Aurora Coop em Xangai: presença estratégica
Casagranda destacou a importância estratégica da presença em Xangai, especialmente considerando que a China é o principal destino das exportações da empresa, respondendo por 20% do volume total embarcado.
“O mercado chinês é essencial para cortes específicos, como asas e pés de frango, muito valorizados por questões culturais. Estar mais próximo dos clientes permitirá entender melhor suas necessidades e desenvolver produtos sob medida para atender essas preferências”, explicou Casagranda.
Segundo ele, a presença física na região traz agilidade nas decisões e maior precisão no atendimento às demandas do mercado asiático.
A iniciativa está alinhada ao plano estratégico da Aurora Coop, que tem como uma de suas diretrizes o fortalecimento da atuação global. Em 2024, a receita bruta da cooperativa com exportações cresceu 23,7%, somando R$ 9,1 bilhões.
Presidente da Aurora Coop, Neivor Canton – Foto: Divulgação/ADVB/ND
No mesmo período, o mercado interno gerou um faturamento de R$ 15,7 bilhões, com alta de 10%. Com isso, 36,4% da receita total veio do mercado externo, enquanto o Brasil respondeu por 63,6%. Em volume, 35,6% da produção foi exportada e 64,4% permaneceu no mercado doméstico.
Para o presidente Neivor Canton, a abertura da unidade em Xangai representa um marco na trajetória da cooperativa.
“Esse passo simboliza a consolidação de um trabalho sério, que começa no campo e agora se aproxima ainda mais do consumidor internacional. A presença física na China é fundamental, diante da relevância crescente do mercado externo e das oportunidades que ele oferece aos nossos cooperados.”
Canton também destacou o papel decisivo do Conselho de Administração e das cooperativas filiadas na concretização do projeto. “Queremos estar onde estão os nossos clientes, fortalecendo parcerias estratégicas construídas ao longo do tempo. Essa nova unidade reflete uma visão de futuro e nosso compromisso com a excelência na produção e comercialização de alimentos”.