
SUV compacto é um dos poucos carros esportivos em sua faixa de preço e motor supera o desempenho do Nivus GTS em mais de 35 cv. Fiat Pulse Abarth 2026
André Fogaça/g1
Poucas semanas após apresentar uma versão atualizada com teto solar panorâmico para competir com o Volkswagen Tera, a Fiat lança a versão esportiva de seu SUV compacto: o Pulse Abarth.
O carro está exposto no estande da marca durante o Festival Interlagos, que ocorre no autódromo de São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho. No evento, o público poderá pilotar, assistir a competições, conferir lançamentos de grandes marcas e visitar exposições.
O novo modelo chega ao Brasil por R$ 157.990 e poucas mudanças separam o Pulse Abarth 2025 da versão 2026. Externamente, dois elementos se destacam:
A linha vermelha que antes atravessava todo o para-choque agora está restrita às entradas de ar laterais, além presente em pequenos apliques dentro da grade de entrada de ar;
O tradicional escorpião da marca dá lugar à inscrição “Abarth”.
Além dessas mudanças, os faróis de neblina estão mais destacados e as rodas aumentaram de 17 para 18 polegadas, mantendo o mesmo acabamento preto da geração anterior.
O modelo continua equipado com o motor T270 Turbo Flex, também presente em outros veículos da Stellantis, como Jeep Renegade, Compass, Commander, além da Fiat Toro, Fastback Abarth e o Pulse Abarth anterior.
A potência é de 185 cv e o torque, de acordo com a Fiat, chega a 27,53 kgfm. O conjunto está acoplado a um câmbio automático de seis marchas. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 215 km/h.
Como comparação, o Nivus GTS, recente SUV esportivo lançado pela Volkswagen, gera 150 cv em seu motor turbo 1.4 TSI. O Pulse Abarth alcança 185 cv com conjunto 1.3 turbo.
LEIA MAIS
Por que carros com GNV podem explodir? Especialistas dão dicas de segurança para evitar acidentes
GWM anuncia Poer P30 e Haval H9, primeiros carros não eletrificados no Brasil
Ford Bronco 2025 prefere manter as raízes do que vender demais — e isso pode ser ótimo; veja teste
No interior, o novo Pulse Abarth vem equipado com os seguintes itens de série:
Painel digital de sete polegadas;
Central multimídia de 10,1 polegadas com GPS integrado;
Espelhamento de celular via Android Auto e Apple Carplay sem fios;
Monitoramento de pressão dos pneus;
Quatro airbags;
Frenagem autônoma de emergência;
Alerta de permanência em faixa;
Farol alto automático;
Direção elétrica;
Chave presencial;
Banco do motorista com ajustes elétricos;
Piloto automático;
Retrovisor interno eletrocrômico;
Teto solar panorâmico;
Carregador de celular por indução.
Stellantis investe R$ 30 bilhões no Brasil
O lançamento do Pulse Abarth faz parte de um aporte de R$ 30 bilhões anunciado em março do ano passado pela Stellantis, grupo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM.
Este valor é voltado para suas fábricas no Brasil entre 2025 e 2030, o maior valor já investido na indústria automobilística brasileira.
Com o investimento, serão lançados, pelo menos, 40 novos produtos, além do desenvolvimento de tecnologias de descarbonização dos veículos produzidos pela companhia.
Já está definido, porém, qual será o principal destino dos valores: o desenvolvimento de tecnologia bio-hybrid — modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol.
Segundo Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, a empresa mira sobretudo clientes brasileiros de classe média, seu principal público consumidor, buscando oferecer uma “mobilidade segura, limpa e acessível”.
Ele explica que os carros 100% elétricos ainda não são o coração dos investimentos da empresa no país, uma vez que a tecnologia ainda é muito custosa para a maior parte do público.
“Qual é a tecnologia mais limpa que podemos colocar no mercado por um valor que a classe média possa pagar?”, comenta Tavares, explicando a escolha pelos carros híbridos movidos a etanol como o foco da atuação.
*Reportagem em atualização.
Conheça o Pulse 2026