Reinaldo Imbrozio Barbosa tem 36 anos de atuação somente no Inpa, além de atuação com professor de ensino superior, onde contribuiu com a formação de alunos da graduação ao pós-doutorado. Reitor da UERR, professor Claudio Travassos Delicato (à esquerda) entrega título ao professor Reinaldo Imbrozio
UERR/Divulgação
O pesquisador e professor Reinaldo Imbrozio Barbosa, de 64 anos, recebeu na noite dessa sexta-feira (25) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A honraria é a maior concedida por instituições de ensino superior no país.
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Reinaldo Imbrozio, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi o primeiro professor da comunidade externa a receber a honraria pela UERR.
🌳 Com 36 anos de atuação somente no Inpa, Reinaldo Imbrozio foi reconhecido pela contribuição com o avanço da ciência na Amazônia. Além disso, ele também é professor de mestrado e doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
👨🎓 O currículo do pesquisador é extenso. Imbrozio é autor de 125 artigos completos publicados em periódicos de ciência, 10 livros ou capítulos de livros publicados ou organizados, além da orientação de 65 estudantes, da graduação ao pós-doutorado.
Ao receber o título, o pesquisador destacou que se ciência não se faz sozinho e agradeceu às contribuições que recebeu ao longo da carreira.
“Essa homenagem é um reconhecimento à minha biografia. E a minha biografia não se faz solitariamente, se faz com a biografia de todos os colegas”, disse.
Pesquisador e professor Reinaldo Imbrozio recebeu título de Doutor Honoris Causa da UERR
UERR/Divulgação
No início de 2024, quando Roraima enfrentou umas das piores secas da história e registrou o pior índice de queimadas no país, Imbrozio atuou no monitoramento da qualidade do ar que chegou a atingir níveis mundiais de poluição atmosférica.
O reitor da UERR, professor Claudio Travassos Delicato, destacou o legado de Imbrozio para o desenvolvimento de Roraima. “Você é uma referência para quem faz Ciência no nosso estado. Em particular, para os nossos 192 professores, que ainda vão produzir muitas pesquisas”, frisou.
🥇 A concessão do título ao pesquisador ocorreu em junho deste ano, por meio da aprovação de uma resolução do Conselho Universitário, órgão máximo da UERR. O texto do documento citou a “brilhante trajetória acadêmica e científica, relevantes pesquisas e trabalhos acadêmicos em prol da Ciência” de Imbrozio.
A entrega oficial do título de Doutor Honoris Causa faz parte da programação da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e ocorreu na UERR, com a presença da comunidade acadêmica e de convidados como o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Geraldo Ticianelli.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.