Após ter promessa atendida, pai cria manto com luzes de LED para Nossa Senhora de Nazaré


Técnico em segurança eletrônica Harley Alberto pediu que Nossa Senhora curasse a filha que sofria de amigdalite e convulsão. Pai e filha mostram manto iluminado que será levado para procissão de 2023
A intercessão de Nossa Senhora de Nazaré vai fazer com que há 10 anos Harley Alberto percorra a Trasladação, em Belém, com um manto iluminado cobrindo a imagem da Virgem Maria. Segundo ele, o esforço vale a pena: a filha, que sofria de amigdalite e convulsão, se curou.
Para o Círio 2023, comemorado no segundo domingo de outubro, o técnico em segurança eletrônica já está com o novo manto iluminado pronto. Neste projeto, a filha, Ana Clara, teve participação fundamental.
Harley Alberto e a filha, Ana Clara.
Taymã Carneiro/g1 Pará
“Ela fez um desenho bem simples e disse ‘Papai, o manto da imagem da Santa vai ser assim’. Aí em cima daquilo , eu peguei e aperfeiçoei o desenho. Eu e uma artesã produzimos o manto e fizemos esse belo trabalho”, explica Harley Alberto.
Inspiração
A pequena Ana Clara diz que a ideia de produzir o desenho que daria vida ao manto iluminado ocorreu quando ela visitou o Memória de Nazaré, localizado no complexo onde fica a Basílica Santuário.
“Um dia eu fui lá no Memorial de Nazaré, que meu pai me levou. Eu vi muita imagem de floresta e mato e pensei: por que não fazer um manto com as florestas e os rios?”, conta.
Manto iluminado de Nossa Senhora de Nazaré.
Taymã Carneiro/g1 Pará
Ela colocou a ideia em um pedaço de papel e quando o pai retornou do trabalho, entregou a ele a proposta. Harley não hesitou e deu vida aos traços criados pela filha.
“Minha profissão facilita que eu crie projeções usando LEDs. E esse ano vai ser uma coisa fora do comum, desafiadora. Vou projetar imagens, desenhos e o tema do Círio nos LEDs”, afirma o pai.
Leia também: Devoto mostra imagem com manto iluminado que levou para procissão em 2022
Intercessão divina
A promessa de produzir um manto iluminado para a noite da Trasladação, procissão que antecede o Grande Domingo do Círio, foi feita quando Ana Clara tinha 2 anos de idade.
“Ela teve uma convulsão no momento em que a Imagem de Nazaré passava ali por São Brás, como destino a Ananindeua. Eu fiquei desesperado, ela ficou desmaiada no meu braço. Ela teve uma convulsão muito forte por conta da amigdalite”, diz.
Harley conta que saiu no meio da rua pedindo socorro, e acabou pedindo também a intercessão de Nazaré para que lhe desse “calma e sabedoria para controlar a situação”.
O técnico em segurança eletrônica diz que desde então vem pagando a promessa feita em nome da filha.
“Eu me sinto muito feliz e tenho muito orgulho do papai. Gosto muito dele pagar as promessas no mês no Círio porque ele me curou de uma convulsão que eu tive. Então, eu agradeço muito o papai por ter feito essa promessa”, diz a filha.
Manto produzido este ano e o de 2019.
Taymã Carneiro/g1 Pará
Círio 2023
Para as festividades desse ano, Harley deseja que Nossa Senhora possa abençoar todos e proteger as florestas.
“Quero desejar ao povo paraense um feliz Círio. Que mais uma vez Nossa Senhora possa abençoar todos os lares paraenses e todas as pessoas que vem de fora. Que nossa senhora possa abençoar cada um”, pede.
A filha, hoje sorridente e curada, também deseja muita paz e alegria para quem vai participar das procissões. “Que o Círio seja muito abençoado e divertido pro povo paraense”.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.