Eliene é missionária e estava com grupo da igreja em Israel quando começaram bombardeios e voos foram cancelados. ‘Nunca tinha vivido algo assim’, conta. Paraense reghistrou retorno a Parauapebas após dias de tensão em Israel
Eliene Lima/Arquivo pessoal
Após viver dias de apreensão e medo em Israel, a paraense Eliene Lima se diz aliviada por chegar em casa. Ela estava entre os primeiros brasileiros repatriados em um avião da força Aéra Brasileira (FAB) e chegou nesta quinta-feira (12) onde mora, em Parauapebas, no sudeste do Pará.
“Agora me sinto segura e aliviada, nunca tinha vivido algo assim”, afirma.
Ela é missionária e estava em um congresso em Israel com mais nove pessoas da mesma região paraense quando souberam dos bombardeios. O voo deles de volta ao Brasil seria no sábado (7), mas foi cancelado.
Após esperrarem no aeroporto, ela e outros 211 brasileiros foram resgatadaos pela FAB. O voo chegou em Brasília na madrugada de quarta. em um vídeo enviado ao g1, ela mostrou o momneto da chegada – veja abaixo.
Paraense que estava em Israel mostra momento em que chega ao Brasil após ser repatriada
Depois, ela pegou um voo até o aeroporto de Confins, em Belo Horinzonte. Na noite de quarta, outro voo até Marabá, onde chegou por volta das 2h, de onde eles sairam de caminhonete até Parauapebas, destino final.
A recepção foi “‘ com muito amor”, segundo a repatriada. “Minhas filhas estavam morrendo de saudades, e eu delas também”.
Grupo de missionários de Parauapenas foi repatriado após voo calcelado em Israel
Eliene Lima/Arquivo pessoal
Retorno ao Brasil
Paraense Eliene Lima; uma das resgatadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) em Israel
Reprodução/Acervo pessoal
Enquanto esteve no país, Eliene participou de uma caravana que foi abrigada em um hotel em Jerusalém até o momento da repatriação. “Estamos bem tranquilos e felizes por retornar ao nosso país”, revelou ela momentos antes do embarque.
Israel e o Hamas estão em conflito desde sábado (7), quando o grupo terrorista invadiu Israel, matando e sequestrando civis.
Fila de passageiros para embarque em avião para resgate de brasileiros em Israel
FAB/Reprodução
Em um vídeo gravado para o g1, Eliene mostrou detalhes do aeroporto onde estavam concentrados os brasileiros que aguardavam pelo voo de retorno ao país de origem.
“Todos esses brasileiros não veem a hora daquela porta se abrir e entrar em um desses aviões para ir em direção ao nosso país, retornar com segurança e respirar aliviado”, descreve.
Paraense está entre resgatados pela FAB em Israel
Nas cenas é possível acompanhar uma grande fila de brasileiros, todos já devidamente cadastrados no formulário disponibilizado pela embaixada do Brasil.
“Não é fácil estar no lugar da guerra, é uma tensão muito grande saber que a qualquer hora você pode ser bombardeado, o local que você está pode cair uma bomba ou ser atacado por um terrorista, principalmente pra nós que não temos essa vivência, isso é algo inédito!”, finalizou Eliene.
Como brasileiros podem retornar ao país
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.
O site da embaixada é: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv
No caso dos brasileiros em territórios palestinos (veja abaixo), ainda não há voos organizados em razão das dificuldades logísticas e de segurança. O ministério mantém contatos de emergência, no entanto, com o aplicativo WhatsApp instalado:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610
Leia também
Mãe teme pelo filho, que integra Exército de Israel: ‘Não é nada fácil’, diz
‘Minha família está preparada para correr’: brasileiros em Israel falam sobre locais antibombas dentro de casa
MAIS VÍDEOS com notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Retorno de Israel: ‘Agora me sinto aliviada’, diz repatriada após chegar no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.